Sempre paira a dúvida sobre qual o melhor GNV 3ª ou 5ª geração. A tecnologia deu origem a muitos avanços na indústria automotiva.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Hoje em dia, os sistemas de gás automotivo são mais modernos e comumente vistos no mercado para diversos modelos.
Na hora de comprar um kit para o carro, o motorista se depara com a seguinte dúvida: é melhor instalar GNV 3ª ou 5ª geração?
Vem com a gente que vamos esclarecer mais para você!
KIT de 3ª geração
O GNV de terceira geração é utilizado em veículos com sistema de injeção eletrônica. A mistura é controlada eletronicamente através do módulo de controle. A execução também depende de dois atuadores eletromecânicos.
Este kit funciona com o ajuste manual do volume de gás na tubulação. O ajuste da marcha lenta é feito usando uma caixa de câmbio de três marchas e trespassando de GNV para combustível nativo ou vice-versa por meio de um interruptor. Além disso, o sistema possui um simulador de injetores.
O GNV de 3ª geração tem menor custo de instalação, o que é uma grande vantagem na diferença entre o GNV de 3ª e 5ª geração. Também oferece mais benefícios ao reinstalar. Porém, ajustes devem ser feitos com frequência e o kit costuma perder potência.
KIT de 5ª Geração
O GNV de 5ª geração utiliza um redutor de dois estágios, ou redutor de pressão positiva, associado a uma central eletrônica de injeção que envia o GNV em pressão positiva através dos bicos injetores, geralmente colocados através de perfuração de coletor na entrada de cada cilindro.
Este kit é mais recomendado para veículos com injeção eletrônica e é o kit mais avançado do mercado. O GNV de 5ª geração nada mais é do que uma central de injeção de GNV computadorizada, com bicos pressurizados e encaminhados por uma rampa que tem acesso a cada cilindro múltiplo.
Se formos comparar o GNV de 3ª e 5ª geração, o GNV de 5ª geração também é recomendado para veículos com problemas ou com uma mecânica frágil, pois é mais adequado para possíveis falhas de ignição do carro.
Afinal, qual é melhor?
O Kit gás de 5ª geração se destaca em muitos aspectos. Possui tecnologia e processamento mais avançados, que permitem que o veículo funcione no exato momento da injeção do GNV.
Porém, o kit de 3ª geração é suficiente para suportar a função em mais de 80 % dos veículos. Tudo depende do tipo de carro, ano de fabricação e tipo de motor. O ideal é escolher uma convertedora confiável que te ajude a decidir.
Gostou das dicas?
Acompanhe nosso blog!